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IMPRENSA PARTICIPA DE CURSO DE COSMETOLOGIA  e aprende na prática como se faz Emulsão e Sabonete Líquido

Em parceria, ISIC e Faculdades Oswaldo Cruz com o apoio da Vita Derm realizam o Curso Livre de Cosmetologia Estética, para a mídia da área de Beleza, que aconteceu em São Paulo

O mercado de Estética e Beleza é muito vasto, traz grande rentabilidade aos profissionais, mas desde que estejam atualizados. Para a mídia também é interessante participar de cursos que envolvam esse segmento, para melhor se aprofundar no tema, assim as matérias ganham enfoques mais interessantes.

Por isso, o ISIC - Instituto Schulman de Investigação Científica em parceria com a Faculdades Oswaldo Cruz realizaram o Curso Livre gratuito de ?Cosmetologia Estética: da Pesquisa a Aplicabilidade?, com foco em Jornalismo e Comunicação, que foi realizado no laboratório da Faculdade, em São Paulo.

O curso contou com a presença de várias blogueiras e jornalistas, além de professores e alunos da Oswaldo Cruz que deram suporte à vivência em laboratório. O Dr. Marcelo Schulman, Farmacêutico e Master em Dermofarmácia e Cosmetologia, Presidente do ISIC e da Vita Derm e a Profa. Patrícia Andrei Saslavsky, Farmacêutica Cosmetóloga, foram responsáveis pela teoria e a práticade como é concebida uma formulação cosmética e a funcionalidade de suas aplicações. 

O Dr. Marcelo Schulman explicou que descontruir uma fórmula implica no que o produto tem na sua produção. Daí ser fundamental a parte técnica, científica e biológica do produto.

O que leva uma boa formulação? Por exemplo, um bom creme é aquele que dá um efeito ideal à pele, não é pesado, nem pegajoso, deixa a cútis bonita. ?Para o desenvolvimento de um produto é fundamental que o farmacêutico, o engenheiro e o químico conheçam as características, os tipos de pele, se é seca, oleosa ou mista. A parte educacional, a indústria e o mercado são essenciais para que o produto seja estudado, fabricado e comercializado. Entender os públicos-alvos e o que eles buscam também são fundamentais nesse processo?, afirma o Dr. Marcelo Schulman.

O Presidente do ISIC e da Vita Derm disse ainda que além da ingestão de muita água, é importante fazer a higienização da pele, que retira as impurezas e contribui para minimizar a oleosidade, assim como a esfoliação e o desincruste que removem as células mortas e a hidratação para auxiliar na reposição da umidade natural da pele. Esses tratamentos são primordiais para deixar o rosto mais sedoso e bonito, sem esquecer da aplicação do filtro solar.

As blogueiras estavam atentas fazendo as anotações, perguntando, participando ativamente das atividades. Patrícia Saslavsky salientou que para superar as expectativas do consumidor exige-se uma boa pesquisa de mercado, boa formulação,  rotulagem do produto, benefícios sensoriais, os princípios ativos desejados e enfatizou que é importante usar na fórmula o que o mercado já conhece e aceita, como a vitamina C, o ácido hialurônico e tantos outros ativos e acrescentar o que é novo, pois o público gosta do que conhece,  aprova, mas exige novidades.

A Farmacêutica ressaltou também que os produtos com nanocápsulas  permitem direcionar os ativos para as camadas mais profundas da pele, por isso virou uma verdadeira febre no mercado de cosméticos. É possível encontrar em filtros solares, hidratantes, shampoos, cremes anti-idade.

Para o Dr. Marcelo Schulman o cosmético pode ser considerado uma arte é como fazer um bolo, ele fica bonito, brilhante, se espalha com facilidade, é homogêneo.

É essencial também saber se o produto funciona para o objetivo a que foi proposto, com comprovação científica, se alcançou a comprovação da evolução do cosmético na pele e ser aprovado pela ANVISA. Em caso afirmativo, está pronto para chegar às mãos do consumidor.

A parte prática do curso deixou todos muito empolgados, afinal foi a hora tão aguardada pelas blogueiras de ver como se desenvolve um cosmético. O Dr. Marcelo Schulman e a Patrícia Saslavsky com as provetas e beckers desenvolveram uma Emulsão e um Sabonete Líquido Floral e claro que todos testaram. Foi a vez dos participantes filmarem e fotografarem e até mesmo se encantarem diante do resultado eficaz. Os burburinhos podiam ser ouvidos: que delícia que fica na pele, que cheiroso, espalha bem.

O Dr. Marcelo Schulman mencionou que serão desenvolvidos novas emulsões para o segundo semestre e as blogueiras e jornalistas estão convidados.


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