NOTÍCIAS

ENCONTRO


INSCRIÇÕES ABERTAS

   

Campinas e Região participam do "Encontro de Inovação Cosmética e Gestão Aplicada ao Mercado da Beleza"

Profissionais e acadêmicos da área têm a chance de se aprimorar entendendo uma formulação cosmética para fidelizar os clientes e, ainda, ficar por dentro de como as empresas podem se diferenciar nesse mercado

O mercado de Beleza tem crescimento garantido no Brasil, 7,5% no faturamento do setor, algo em torno de R$ 42 bilhões, é o que disse o diretor da Beauty Fair, Luís Malandrino. E para se ter uma ideia, os salões de beleza já somam cerca de 342 mil formalmente registrados no Brasil e destes 286 mil são microempreendedores, segundo o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

O principal responsável por esses números são as mulheres, que estão cada vez mais independentes e engajadas no mercado de trabalho. Essa nova mulher deverá puxar o crescimento do setor na próxima década. Sem esquecer do público masculino e também da Terceira Idade que busca o rejuvenescimento.

Pesquisas também mostram que no Brasil existem mais de 3 milhões de profissionais de beleza, em torno de mais de 2.500 empresas  de cosméticos registradas,  porém, apontam a abertura de várias recentes no mercado ainda não catalogadas.

Por isso, é imprescindível que os profissionais desse segmento se atualizem participando de eventos, cursos e workshops para contar com as novidades da área.  E os que são empresários invistam em novos clientes apresentando diferenciais e tornando os espaços físicos mais atraentes.

E uma grande oportunidade é o ?Encontro de Inovação Cosmética e Gestão Aplicada ao Mercado da Beleza?, que acontece dia 24/11, das 13h às 17h, no Auditório METROCAMP M30, em Campinas. O evento conta com o apoio do Grupo IBMEC, que desde 1970 forma líderes para o mercado.

Campinas e Região esperam receber um número expressivo de profissionais e acadêmicos das áreas da Saúde e Beleza para este evento, que conta com palestrantes experientes e de renome, como a Profª. de Pós-Graduação da Unicamp, da Unaerp, do Instituto Racine, da Associação Brasileira de Cosmetologia e ISIC- Instituto Schulman de Investigação Científica, Rejane Padovani, que ministrará a palestra ?Gestão Competitiva, Marketing e Bom Atendimento no Mercado de Beleza?.

Para Rejane Padovani, "inovar é o grande desafio das empresas para ganhar competitividade no mercado da beleza". Os participantes do evento ficarão por dentro de como criar vantagens competitivas e como se diferenciar, trazendo à tona reflexões sobre o marketing, em um ano repleto de desafios para as empresas, em particular, para esse mercado.

Outro palestrante de destaque é o Dr. Marcelo Schulman, Farmacêutico e Master em Dermofarmácia e Cosmetologia, Presidente do ISIC e da Vita Derm, que abordará "Entendendo a Formulação Cosmética, uma ferramenta para fidelização do cliente".

Segundo o Dr. Marcelo Schulman, o mercado profissional tem evoluído muito, gerando inclusive um interesse pelos cursos de especialização. Neste encontro, o ISIC e a Vita Derm trazem um novo enfoque no conhecimento da formulação cosmética para melhor capacitar o profissional da beleza.

"Este é um segmento que exige que se conheça as novidades, pois os clientes estão cada vez mais exigentes. A indústria cosmética sempre precisa de mais profissionais e eles necessitam se atualizar. Atualmente, o Brasil tem sido plataforma de aprendizagem para outros países", afirma o Dr. Marcelo Schulman, que espera receber também colaboradores e parceiros da rede Vita Derm para o evento.

O Instituto Schulman é uma das poucas instituições de estudos científicos que tem o apoio direto de uma indústria cosmética: a Vita Derm Hipoalergênica, empresa que há mais de 30 anos oferece produtos e serviços associados à beleza com qualidade de vida.

Para o Dr. Marcelo Schulman, o setor vive uma evolução constante, por isso necessita que os profissionais das áreas da beleza, cosmética e saúde estejam sempre abertos para o intercâmbio de conhecimentos, ampliando a competência profissional e, ao mesmo tempo, servindo de incentivo aos iniciantes, para que alcancem as oportunidades expressivas em educação, trabalho e negócios, pois o crescimento, a evolução do mundo em todos os sentidos, só é possível por meio da educação aplicada.

O Dr. Marcelo Schulman foi o Criador e Coordenador do Curso Superior de Estética da Faculdade Anhembi Morumbi do Grupo Laureate e é Coordenador do Curso de Extensão e Pós-Graduação em Estética e Cosmética ? da Pesquisa à Aplicabilidade nas Faculdades Oswaldo Cruz.

O ISIC - Instituto Schulman de Investigação Científica é uma associação de apoio e incentivo às pesquisas relacionadas a cosméticos, tendo também o objetivo de auxiliar na profissionalização da área de saúde e beleza e interessados em desenvolver técnicas no segmento, bem como outras atividades, onde a beleza é principal o foco de atuação.

O ISIC/Vita Derm conta com Projetos Sociais como o "Reeducandas", premiado em Pernambuco pela ADVB ? Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil. Sua primeira edição acontecem Campinas e São Paulo, em breve começará em Fortaleza.

O objetivo é a capacitação de mulheres do sistema penitenciário, através de um curso com noções básicas na formação de auxiliares em clínica de estética, com aulas periódicas ministradas por técnicos da área do ISIC/Vita Derm, para que estas mulheres possam atuar junto à sociedade.

Não é a toa que Campinas irá sediar o ?Encontro de Inovação Cosmética e Gestão Aplicada ao Mercado da Beleza, pois é uma das que mais gera empregos no país. A Região Metropolitana de Campinas é o terceiro maior centro industrial do Brasil, atrás de São Paulo e Rio de Janeiro, gerando 3% do PIB.

"O mercado da beleza é altamente competitivo e lucrativo e por isso mesmo demanda por uma boa gestão, estratégias de marketing e fidelização do cliente. Os profissionais precisam correr atrás das inovações participando de eventos da área. Há mercado para todos os que se especializam. Buscar parcerias, se qualificar e inovar em serviços são diferenciais para todos os que querem se destacar nesse segmento", finaliza o Dr. Marcelo Schulman.


Voltar ➤