NOTÍCIAS

SAIBA TUDO

 

PROJETOS SOCIAIS, EDUCACIONAIS E DE PESQUISAS  PROPOSTOS PELO ISIC CHAMAM A ATENÇÃO DAS AUTORIDADES DO ESTADO DO CEARÁ

Com data marcada para começar Projeto Reeducandas chega em Fortaleza para beneficiar detentas com curso de Beleza

A inovação das ações propostas no 1º. Fórum Internacional ISIC de Inovação em Cosmetologia Multifuncional Aplicada à Estética, que aconteceu em paralelo com o 25º. Encontro Regional da Beleza, foram muito bem aceitas não só pelas autoridades do Ceará, como também motivaram profissionais e acadêmicos da região.

O Prof. Dr. Marcelo Schulman, Farmacêutico e Mestre em Dermofarmácia, Presidente do ISIC e da Vita Derm destacou durante o evento a importância estratégica de levar o Projeto Reeducandas à Fortaleza, Ceará.  O projeto já foi assinado e conta com a parceria do secretário da Justiça e Cidadania do Estado CE, Hélio Leitão. O objetivo é a capacitação de internas do Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa (IPF), através de um curso com noções básicas na formação de auxiliares em clínica de estética.

A proposta contém aulas periódicas para as mulheres do sistema penitenciário em regime aberto, semi-aberto ou fechado, e são ministradas por técnicos da área de estética do ISIC/ Vita Derm, para que estas mulheres possam atuar junto à sociedade, quando permitido.

A assinatura deste convênio é  motivo de grande alegria para a Secretaria da Justiça e Cidadania, pois mostra o engajamento da sociedade com o sistema penitenciário. E é uma oportunidade de recomeço a essa população carcerária, inclusive para reduzir os índices de violência, afirma Hélio Leitão.

Cristiane Gadelha, coordenadora de inclusão social do preso e do Egresso (Cispe/Sejus), explica que o curso de estética vem complementar os já oferecidos na área da beleza como manicure, pedicure e cabeleireiro aumentando as oportunidades de integração no mercado de trabalho.

 

O Projeto Reeducandas já passou por Campinas - SP, onde aconteceu a sua primeira edição com muito sucesso.

Outro assunto de grande destaque do 1º Fórum Internacional ISIC foi a importância da pesquisa pura e aplicada e desenvolvimento de produtos, como o das algas marinhas do litoral cearense, resultado do projeto técnico educacional para o  desenvolvimento de uma linha cosmética, do curso de Pós-Graduação em Cosmetologia IVESP-UVA.


Segundo o Dr Marcelo Schulman, a presença de um dos maiores pesquisadores do mundo, o Prof. Dr. Ahmed Elkhyat, do Centro de Estudos e Investigação sobre o Tegumento (CERT), de Besançon, França, cidade de Victor Hugo,  trouxe ainda mais visibilidade à investigação da indústria do estado por meio da pesquisa pura e aplicada, transformando esta questão em futura oportunidade de negócios.

O projeto ISIC - Educacional  é itinerante e no Ceará durante um ano estará sob a coordenação da Professora e Coordenadora do Curso de Estética da FAMETRO, Liskélvia Bezerra Costa Lobo, juntamente com o Coordenador da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) do Ceará, Paulo Sombra.

O Dr. Marcelo Schulman esclareceu que como o ISIC - Instituto Schulman de Investigação Científica - é uma associação de apoio e incentivo às pesquisas relacionadas a cosméticos, também tem como prioridade investir na profissionalização da área de saúde e beleza, trabalhando pela regulamentação dos profissionais da área, biossegurança, pesquisa e desenvolvimento, pensando em um Brasil maior, integrando a classe e trabalhando pelo aprimoramento da mesma.

O 1º. Fórum Internacional ISIC contou com o apoio da mídia, entidades e autoridades do Ceará, abrindo um calendário de atividades promissoras.


18/10 - Domingo - Fórum/Congresso

9:00 as 9:45h - Abertura

9:45 as 11:00h - Fórum: A regulamentação da profissão do ponto de vista legal, sanitário e do mercado de trabalho.

11:00 as 11:30h - Intervalo

11:30 as 12:15h - Tratamento e manutenção da pele perilesionada em feridas agudas: uma abordagem cosmética e estética. (Prof. Givanildo Carneiro Benício)

12:15 as 13:00h - Emulsão cosmética, de tratamento, contendo algas marinhas do litoral cearense. - Desenvolvimento de uma linha cosmética, pela pós-graduação do Curso IVESP-UVA - ISIC. (Prof. Rafael Prado e alunos)

13:00 as 15:00h - Intervalo

15:00 as 15:45h - Blend regenerador em forma de peeling: inovação tecnológica. (Profa. Dra. Janine Mailho Gimenis)

15:45 as 16:30h - Aplicabilidade do cosmético e sua interação com os recursos eletroterápicos. (Profa. Monaliza Cavalcante)

19/10 - Segunda - Fórum/Congresso

9:30 as 10:15h - Gestão "inteligente" dos negócios da beleza.

10:15 as 11:00h - P&D, como nasce uma fórmula cosmética e a sua comprovação científica. (Prof. Dr. Marcelo Schulman e Profa. Consuelo Simão)

11:00 as 11:45h - A nova geração de ativos da cosmetologia estética. (Profa. Dra. Renata Raffin)

11:45 as 13:45h - Intervalo

13:45 as 14:30h - O novo conceito dermatofuncional na terapia capilar. (Profa. Renata Bessa Pontes)

14:30 as 15:30h - Mesa Redonda: A biossegurança: Os procedimentos sanitários das atividades da beleza frente a saúde.

15:30 as 16:30h - Efeito botox like anti-age. (Prof. Dr. Ahmed Elkhyat - PhD)

16:30 as 17:30h - Encerramento.



Voltar ➤