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SALÃO HAIRTEC

Salão Hair Tech - Feira Internacional da Tecnologia do Cabelo e da Beleza

A feira aconteceu de 15 a 18 de novembro de 2014 na Imigrantes Exhibition & Convention Center,  São  Paulo/ SP. O evento contou com cerca de 80 expositores voltados para os segmentos de cabelo, maquiagem e acessórios, manicure e podologia, móveis e equipamentos, serviços, mídias e educacional.

O ISIC - Instituto Schulman de Investigação Científica - apresentou no dia 17 de novembro o Fórum de Gestão da Beleza onde estiveram presentes os palestrantes Dr. Marcelo Schulman (Coordenador do ISIC e Presidente da Vita Derm), Murilo Marques (Revista H&C - Site Cosmetic Innovation), Fábio Sartoretto (Agência Inside Design e Comunicação), Eduardo Laszlo (Farmacêutico Industrial Especialista em Nutrição Clínica) e Isau Vieira de Paula (UOL).

Abrindo o Fórum, o Dr. Marcelo Schulman falou sobre as tendências na gestão do mercado de beleza. Schulman reafirmou as mudanças nesse mercado que está ficando segmentado, rigoroso e competitivo. "É preciso saber comunicar bem para divulgar o seu produto, torná-lo competitivo e fazê-lo chegar ao consumidor final de tal forma que esse se torne fiel', diz.  O mundo virtual é atualmente uma realidade e oferece ainda mais oportunidades para divulgação de produtos e serviços. Por isso é preciso conhecer os novos canais de distribuição, Multi Channel, aplicativos para celulares, redes sociais e todos os meios que a Internet oferece e que facilita a comunicação (vendedor e consumidor final), que englobam eu, meu negócio e meu cliente, onde todos são consumidores - business to business. 

Na sequência, cada um dos convidados destacou ferramentas que vem sendo utilizadas atualmente para conquistar e fidelizar os consumidores em potencial e que fomenta um mercado de R$ 38 bilhões.

Murilo Marques (Revista H&C - Site Cosmetic Innovation) destacou a importância de conhecer bem o seu cliente e oferecer multicanais para que o consumidor compre o seu produto através de tecnologias ligadas a Internet, diferentes ferramentas disponíveis em redes sociais, mobile etc.

De acordo com Murilo, cerca de 14 novos tipos de produtos são lançados diariamente, e o mercado de cosmética tem se destacado pelo consumo de indulgencia que ao privilegiar a autoestima, faz com que ele cresça até nos momentos de crise. O Brasil consome 9% dos produtos cosméticos do mundo. ?O mundo mudou e o mercado também. E hoje ele consegue falar direto ao público alvo, seja por meio de aplicativos que dão informação de tendência, onde encontrar e por fim, finalizar a compra?, conclui.

Fábio Sartoretto, agência Inside Design e Comunicação, abordou o mercado de beleza masculina e como esse setor vem crescendo, o setor de beleza masculina aumentou de 2007 para 2012 em 132%. Fábio explicou algumas peculiaridades desse setor que ainda é tímido e restritivo e que pede uma atenção diferenciada em relação a abordagem na hora da venda. "Os homens têm por característica não realizarem tantos tratamentos quanto as mulheres, em contra partida são mais fiéis as marcas e quando gostam, costumam gastar mais em cada compra", revela. Para o público masculino é importante que os produtos voltados para eles se diferenciem bastante do feminino, desde a embalagem até o apelo de compra. Essas peculiaridades precisam ser levadas em conta para que serviços e produtos atinjam melhor e com mais eficiência de venda o público masculino, destacou Fábio.

Isau Vieira de Paula, da UOL, falou sobre ferramentas de pagamento que facilitam a negociação tanto para o vendedor quanto para o cliente. "Além da rapidez, essas ferramentas têm se tornado mais seguras a cada dia, e atendem desde grandes empresas até as pequenas, que necessitam apenas de uma aparelho celular para realizar suas vendas", explicou Isau.  

Finalizando as palestras, Eduardo Laszlo enfocou a beleza mais afundo, de dentro para fora, ou seja, falou da importância de cuidarmos da alimentação, exercícios físicos e outros fatores internos, que uma vez em harmonia, irão se refletir na beleza da pele em todas as fases da vida, respeitando cada idade.

Segundo Eduardo, a beleza é uma realidade sim e começa pela nutrição, cuidar do corpo com uma dieta equilibrada e hábitos saudáveis irão refletir em qualidade de vida e bem-estar pessoal. Além dos cuidados básico, citados acima, hoje existe no mercado complementos que ajudam nessa conquista como vitaminas, nutricosméticos e suplementos que ajudam a suprir algumas carências do organismo.

Mercado da Beleza

O Brasil ocupa atualmente o terceiro lugar de maior mercado de produtos de beleza do mundo, segundo dados da ABIHPEC - Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos. Em virtude do culto ao corpo e a beleza, os padrões de comportamento seguem influencias sociais e culturais de consumo de cosmético e de produtos de tratamento de beleza para serem aceitos em grupos sociais, o competitivo mercado de trabalho, familiares e assim seguir padrões ditados pela sociedade. Como consequência, surgem novas ferramentas para atrair e conquistar o consumidor no mundo da beleza!

De acordo com a ABIHPEC entre os fatores que contribuem para o crescimento do consumo desses mercados estão: o acesso das classes D e E aos produtos do setor; consumo de produtos com maior valor agregado pela classe C; aumento da participação da mulher brasileira no mercado de trabalho; lançamentos constantes de produtos que atendem as necessidades do consumidor; preços mais acessíveis e aumento da expectativa de vida. 



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