NOTÍCIAS

Beauty Fair - 10 anos!

Beauty Fair 2014 comemora 10 anos!

A maior feira internacional de beleza profissional das Américas

Realizada entre os dias 6 e 9 de setembro, a Beauty Fair reuniu lançamentos de equipamentos, produtos e serviços em um espaço que englobou em torno de 500 expositores, gerando um volume de negócios de aproximadamente R$ 500 milhões. O evento foi visitado por aproximadamente 148 mil pessoas entre profissionais e lojistas do setor, sendo 27 mil profissionais vindos com as caravanas de todo o Brasil. A feira apresentou também cerca de 100 eventos educacionais.

Segundo César Tsukuda, diretor geral da Beauty Fair, o desenvolvimento da feira nestes anos é o grande destaque. Há uma década, ocupávamos 12 mil metros quadrados, hoje são 82 mil metros quadrados. Amar e acreditar em nosso País, sonhar e realizar, gerar riquezas agregando valor, determinação e disciplina, gerar relações comerciais e humanas, e ouvir o setor são alguns dos fatores que fizeram este grande evento evoluir e crescer, conclui.


Palestra

Com o auditório lotado, a palestra "Laboratório ao Vivo. Desconstrução de fórmulas: bases cosmecêuticas e seus diferenciais na produção. Visualização prática na fabricação de creme, gel e creme-gel", ministrada pelo Dr. Marcelo Schulman na Beauty Fair 2014, mostrou a um público atento, durante a exposição, detalhes de todo o processo que envolve a fabricação de um creme, desde a ideia inicial de criação de um produto até a fabricação.

Acompanhado das também farmacêuticas Drª Patrícia Saslavsky e Drª Renata Raffin, Schulman falou sobre matérias primas, para que servem e como atuam na pele e no cosmético. Durante a apresentação, os palestrantes fizeram algo inédito e desconstruíram o produto, sob o olhar atento da plateia que pode ver na prática como tudo acontece.

Enquanto a Drª Renata falava sobre componentes da formulação de um produto cosmético: agua, emolientes (óleos), tensoativos (moléculas que vão misturar a água no óleo), agentes de consistência, conservantes (capazes de evitar que bactérias e fungos cresçam em um cosmético), antioxidantes, corantes e fragrâncias e os ativos (grandes estrelas da formulação); um vídeo mostrava como se prepara em laboratório uma emulsão.

Na sequência, foi a vez da Drª Patrícia falar como se deve formular esses cremes de acordo com cada tipo de pele (seca, oleosa e sensível) e secagem, mostrar como agem na pele e as reações que provocam. E o principal, a importância dos ativos, responsáveis por definir a que se destina o produto (antiidade, firmadora, anti-inflamatória, anticelulite, antiflacidez etc).

Dinâmica e inovadora, a palestra correu sob a orientação do Dr. Schulman, que ia ao mesmo tempo demonstrando na mesa montada no palco os incipientes sendo misturados e quais consistências formavam até finalizar com a criação final da emulsão. Uma verdadeira aula prática demonstrada ao vivo para todo o público presente e encantado com a exposição.

Família Ikesaki: o começo de tudo....

 O Sr. Ricardo Ikesaki, presidente da Ikesaki, contou como foi a trajetória da família desde que chegou ao Brasil. Segue abaixo um pouco da história de luta e conquistas dessa família japonesa e que abraçou o Brasil com garra e amor, como uma verdadeira nação.

 A década era 1930, quando a família Ikesaki aporta no Brasil vindos do Japão em virtude de um acordo feito entre Brasil e Japão para trazer trabalhadores para as colheitas de café e algodão. Como imigrantes, foram encaminhados para o interior de São Paulo para trabalhar na roça como meeiros e lá ficaram até os 15 anos do jovem Hirofumi Ikesaki que insistiu para que a família fosse tentar a sorte em São Paulo. Assim vieram para a capital paulista e começaram a trabalhar no ramo de tinturaria, onde com o passar do tempo, puderam se tornar donos do próprio negócio em 1954, com a pequena fábrica e distribuidora de produtos para lavanderia na Liberdade. Dez anos depois, com a chegada dos tecidos sintéticos, jeans e calças rancheira, o comportamento das pessoas mudou provocando o declínio do serviço de tinturaria, pois as pessoas já não se arrumavam tanto para sair. Foi então, que mais uma vez o tino para negócios levou a família a buscar um novo negócio mais promissor. Viram então, que as filhas dos tintureiros estavam fazendo curso de cabeleireiro e que esse setor rendia muito mais do que a tinturaria. Assim, se aproximaram desses trabalhadores para saber que produtos tinham dificuldade em conseguir. A partir daí, deram início ao trabalho de distribuidor de produtos de beleza para cabeleireiro. ?Entramos nesse ramo de negócios sempre pelo caminho do profissional, tanto que até hoje a nossa orientação como sucessores é buscar o que o que precisamos comercializar sempre está na base, nas escolas de cabeleireiros, pois foi lá que tudo começou, conta Ricardo Ikesaki, presidente do Grupo.

Ricardo Ikesaki, hoje a frente da presidência, conta com orgulho a trajetória do grupo que atua como revendedor no atacado e no varejo, por meio da Ikesaki, uma empresa multimarcas, uma vez que não tem marca própria e que está em expansão. Além da Ikesaki, o grupo detém também a marca Taiff e criou em 2005 a Beauty Fair: feira para desenvolver o mercado de beleza como um todo, finaliza Ricardo Ikesaki.

Crescimento

De acordo com o presidente, a projeção de crescimento é um número sempre maior do que dois dígitos por ano, uma vez que pretendem crescer organicamente em número de lojas em São Paulo. Hoje possuem 7 lojas, todas na média com 2 mil metros de área de vendas por loja, além de serviços e pelo menos 200 lugares para cursos. A proposta é aperfeiçoar os profissionais para aplicar de forma correta cada um dos produtos que comercializamos. Os pilares da Ikesaki são: sempre que abrirmos um varejo oferecer variedade de soluções para diferentes bolsos, 20 mil códigos de barra diferentes para várias categorias de beleza e ter no mínimo 200 cadeiras para a área técnica em cada loja, além de assistência técnica para aparelhos elétricos. Contamos também com demonstradoras especializadas por marca e próprias da Ikesaki (todas com formação profissional na área de beleza). Nosso posicionamento sempre passa por inclusão e mobilidade social. Não pretendemos ser uma loja de luxo, nossa loja atende a todos os bolsos.

Com esses mesmos valores, Ricardo Ikesaki, presidente do Grupo Ikesaki falou também sobre o trabalho do ISIC - Instituto Schulman de Investigação Científica -, e disse ser um admirador do Dr. Marcelo Schulman, por ele estar sempre buscando democratizar a informação e tornar acessível ao maior número de gente.  Dr. Marcelo é um visionário! Como todo grande empreendedor ele impõe desafios que muitas vezes acreditamos ser impossível e improvável... mas são dessas cabeças que surgem as grandes revoluções. É admirável a capacidade e a inteligência desse homem capaz de antever movimentos, finaliza.


Voltar ➤