NOTÍCIAS

ESTETIKA 2014

22º Congresso Científico Internacional de Estética - Feira Estétika 2014

Realizado entre 31 de julho a 3 de agosto - 2014, o evento apresentou os últimos lançamentos sobre cosmética no Palácio das Convenções - Anhembi - São Paulo

Em entrevista concedida ao ISIC - Instituto Schulman de Investigação Científica, Carla Vidal, Gerente de Negócios da Fagga Events, empresa responsável pelo evento, conta sobre a importância e resultados do evento.

Consagrado pelo encontro oficial dos profissionais das áreas de saúde, beleza e estética, o Congresso Científico Internacional de Estética e a Feira Estétika se destacam por mostrar lançamentos e tendências mundiais.

Durante o Congresso foram realizadas conferências com demonstrações práticas, workshops e cursos internacionais paralelos, ministrados pelos mais destacados profissionais médicos, dermatologistas, cirurgiões plásticos, endocrinologistas, nutricionistas, farmacêuticos, fisioterapeutas e esteticistas internacionais. Os participantes tiveram acesso a importantes palestras feitas por profissionais de destaque mundial na área da estética. Os temas inovadores abordados com certeza irão contribuir para o crescimento individual de cada um. Além disso, workshops pós-evento reforçaram na prática o aprendizado das técnicas apresentadas no Congresso de Estética, diz Carla.

Realizada em paralelo, a Feira Estétika - Exposição Internacional da Beleza, hoje está consolidada como uma das mais conceituadas da América Latina e apresenta novidades para o setor de estética como: equipamentos, novos produtos e tratamentos estéticos. Acreditamos que essas inovações proporcionem reciclagem de conhecimento aos profissionais: cirurgiões plásticos, dermatologistas, fisioterapeutas e esteticistas do Brasil e de toda a América Latina, explica.

Diferencial 

Para a edição 2014 tivemos a curadoria educacional da renomada esteticista Maria de Fátima Lima Pereira que, juntamente com toda equipe de colaboradores na área de estética da revista internacional Les Nouvelles Esthetiques, apresentou temas inovadores como técnicas e procedimentos recentes. Também estavam presentes palestrantes de diversos países, como Argentina, Chile, Espanha, Itália, Rússia e médicos brasileiros de destaque internacional, como o Dr. José Maria Godoy, cirurgião cardiovascular e Professor da Universidade de Medicina de São José do Rio Preto, que ganhou destaque mundial com sua técnica de drenagem linfática para tratamento de linfedemas (elefantíase).  

Volume de Negócios

A Feira Estétika apresenta crescimento anual em torno de 10%, mesma cifra do setor de estética e cosmética nacional, relata Carla que complementa dizendo que para este ano a expectativa foi atingida e reuniu 28 mil visitantes durante os quatro dias da exposição, que apresentou mais de 200 marcas. ?Acredito que com esse volume de pessoas a geração de negócios deva girar em torno de R$ 70 milhões.

Já o Congresso Científico Internacional pode ser considerado em sua 22ª edição como o maior evento do mundo no setor, segundo Carla, pois reuniu cerca de 4 mil congressistas. ?Esses dados fazem com que a edição brasileira do Congresso ultrapasse as versões francesa e alemã, finaliza a gerente de negócios.

Evolução do mercado de beleza

De acordo com dados do Sebrae-SP, o segmento de beleza está entre os que mais crescem no Brasil.Apenas na categoria empreendedor individual, cabeleireiros e outras atividades de tratamento de beleza, representam 11,8% do total no estado de São Paulo;

Segundo dados da ABHIPEC - Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosmética, em 2014, o setor representou 1,8% do PIB nacional e a expectativa para os próximos três anos é atingir 2,0%.

Atualmente o Brasil é o terceiro maior país em consumo de cosméticos no mundo, ficando atrás somente dos Estados Unidos e da China. Sendo que no mercado de perfumaria o país ocupa o primeiro lugar, o que representa 16% da esfera mundial. Entre os crescimentos significativos, a Associação destaca o número de salões de beleza como forte contribuinte para os resultados da indústria. (Fonte: Abihpec)

Cursos de estética no Brasil

Hoje, no Brasil e no mundo, o profissional esteticista tem a sua disposição inúmeros cursos: técnico, tecnólogo e o mais recente, bacharel em estética, além de uma infinidade de workshops, palestras e congressos que contribuem para a reciclagem profissional. Segunda entrevistada, o bom profissional é aquele que se aperfeiçoa, pesquisa e se mantém informado para conquistar diferencial e excelência na carreira. E, na minha visão sobreviverão à solicitação do mercado os melhores, ou seja, aqueles mais preparados. Um esteticista motivado por sua profissão mostra-se inquieto por aprender e isso o incentiva a reciclar-se e superar possíveis dificuldades que esta atividade venha a oferecer, finaliza.

Resultados alcançados

Carla Vidal, diretora da Feira Estétika 2014

O 22º Congresso Científico Internacional de Estética e a Feira Estétika 2014, foi um sucesso! Nos sentimos satisfeitíssimos com os resultados, que superaram nossas expectativas, considerando que estamos em um ano atípico politicamente e também economicamente, sem citar a Copa do Mundo, que movimentou o país num todo. Mesmo assim, os eventos proporcionaram um manancial incrível de informação, novidades e  reciclagem profissional. Durante os quatro dias de Congresso, o auditório do Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo, abrigou milhares de profissionais do setor, vindos de todo o Brasil, ávidos por conhecimento. A Feira trouxe lançamentos que fizeram sucesso entre seus visitantes, como as máscaras faciais, para diversos tipos de tratamentos estéticos, equipamentos de alta tecnologia, entre tantas outras novidades. O sucesso foi tanto que já estamos cadastrando profissionais para o 23º Congresso Científico Internacional de Estética, que acontecerá de 20 a 23/08/ 2015, e estará ainda melhor. Aguardem!

Dr. Marcelo Schulman, coordenador do ISIC - Instituto Schulman de Investigação Científica

Estou muito orgulhoso do resultado alcançado. Pudemos apresentar e disseminar, no estande do ISIC, o trabalho que estamos fazendo para profissionalização do setor de cosmetologia no Brasil. Mostramos aos visitantes as ofertas de cursos para tornar a área cada dia mais preparada para lidar com o mercado de saúde e beleza, setor sempre em expansão e que se encontrava carente desse olhar mais científico que o Instituto está trazendo para o mercado. É com prazer que o ISIC firma a cada dia mais parcerias com as universidades para oferecer profissionalização aos profissionais deste setor!  Nos vemos na próxima.


Voltar ➤