ARTIGOS

TRIBOLOGIA CAPILAR

TRIBOLOGIA CAPILAR: UM NOVÍSSIMO CONCEITO PARA TRATAMENTO CAPILAR

O termo Tribologia tem sua origem no grego (Tribo - esfregar) e  (Logos - estudo) e foi utilizado inicialmente em 1966 por H. Peter Jost durante a preparação de um relatório feito para o comitê do departamento inglês de educação e ciência, que fazia referência à uma parte da Ciência cujo objetivo era analisar a tecnologia de duas ou mais superfícies em atrito entre si, assim como os aspectos práticos que este atrito poderia trazer. Posteriormente, Leonardo da Vinci mostrou, dentre outras coisas, que a força de atrito era proporcional à forma de reação normal estabelecendo a importância de lubrificantes para diminuir a força de atrito e tornando-se o pai da Tribologia moderna.

A Tribologia, portanto, é uma ciência e tecnologia da interação de superfícies em movimento relativo entre si ou estático. A Tribologia reúne os conhecimentos para explicar as interações físicas entre sistemas e diferentes materiais.

A Tribologia Capilar então estuda a interação entre a superfície do cabelo e outros materiais, como pentes, escovas e a pele; Interação entre fios de cabelo uns com os outros e Interação entre as membranas internas do cabelo. Podendo desta forma ser subdividida em Micro e Nano Tribologia Capilar, onde Micro Tribologia Capilar é a interação entre fios de cabelo, macro estruturas e cargas e Nano Tribologia Capilar é a interação interna, entre membranas protéicas, lubrificação e permeação.

Pensando nisso cosméticos capilares estão sendo desenvolvidos com a finalidade de alterar a tensão dos fios, diminuindo o atrito, o que melhora a maciez, sedosidade e balanço dos fios, diminui o volume e o frizz, melhora a penteabilidade a úmido e a seco, repara as pontas, a função Barreira e lubrificação das fibras.

Alguns ativos que auxiliam no tratamento de Tribologia Capilar são:

·  Commiphora myrrha Resin Extract (and) Propolis Extract (and) Beeswax (and) Candelilla Cera - Complexo natural composto por extratos naturais de mirra e própolis, cera de abelha e cera de candelila.

·  Methyl Soyate (and) Babassu Seed Oil Ethyl Esters (and) Ethyl Palmitate (and) Beeswax - Complexo natural composto por éster metílico de soja, ésteres de babaçu, palmitato etílico e derivados de cera de abelha.

·  Commiphora myrrha Resin Extract (and) Beeswax (and) Acorus calamus Root Extract - Complexo natural composto por extratos naturais de mirra e cálamo e cera de abelha.

·  Propolis Extract (and) Beeswax (and) Oryza sativa Extract (and) Euphorbia cerifera Cera Extract (and) Simmondsia chinensis Seed Extract - Complexo natural composto por cera de abelha e extratos de própolis, arroz, cera de candelila e jojoba.

·  Chamomilla recutita Flower Extract (and) Rosmarinus officinalis Leaf Extract - Complexo natural composto por extratos de camomila e alecrim.

Todos apresentam boa permeação através das membranas e fibras do cabelo e promovem o equilíbrio da lubrificação intra e inter de fibras de cabelo. São fonte de substâncias lipossolúveis tais como fosfolípidos, antioxidantes, hidrocarbonetos, óleos essenciais, óleos, ceras, álcoois gordos, ésteres, gomas e resinas. Atuam como ingrediente ativo para a cutícula e o córtex da fibra capilar. Têm sinergia com substâncias normalmente presentes nas formulações de cabelo.


Referências:

- Radi, Polyana Alves et al Tribologia: Conceitos e aplicações. Anais do 13O Encontro de Iniciação Científica e Pós-Graduação do ITA ? XIII ENCITA / 2007 Instituto Tecnológico de Aeronáutica, São José dos Campos, SP, Brasil, Outubro, 01 a 04, 2007.

- Tribologia e Nano-Tribologia Capilar de Alto Desempenho - Aqia

Artigo da equipe do ISIC com a colaboração e coordenação da Farmacêutica Patrícia Andrei SaslavskI

Voltar ➤