ARTIGOS

NANOPEELING

NOVO MÉTODO PARA TRATAMENTO COSMÉTICO DE REJUVENESCIMENTO E CLAREAMENTO: NANOPEELING COM ÁCIDOS NANOENCAPSULADOS

(Apresentado em forma de Poster no 24° Congresso Científico Internacional de Estética na Estetika 2016)

A pele é o maior órgão do corpo humano, representa cerca de 15% do nosso peso corporal. Ela nos protege dos agentes externos e agressões, controla a temperatura corpórea, bem como a entrada e saída de substância (Permeação Seletiva). Assim como todos os órgãos do corpo, a pele passa por alterações com o avanço da idade. A acne, o envelhecimento cutâneo e as consequentes mudanças na aparência ocorrem de modo gradual e podem ser acelerados pelos fatores externos, visto que é o órgão que mais fica exposto.

Peelings são procedimentos capazes de corrigir marcas, manchas, muitas das alterações do envelhecimento e melhorar a aparência e a qualidade da pele. Ele destrói partes da pele de maneira controlada, que logo é regenerada e recebe um aspecto novo através de células que permanecem em determinados pontos da pele e com capacidade de reprodução. O procedimento do peeling é muito comum e quase não oferece risco e varia de acordo com o tipo de pele e de acordo com o que se deseja melhorar.

Os peelings podem ser classificados em químicos, físicos, vegetais ou enzimáticos:

·  Peeling Químico - consiste na aplicação de um ou mais agentes cáusticos resultando na destruição controlada de partes da epiderme e/ou derme, seguida da regeneração dos tecidos epidérmicos e dérmicos. Essas técnicas de aplicação produzem uma lesão programada e controlada com coagulação vascular instantânea, resultando no rejuvenescimento da pele com redução ou desaparecimento das alterações, discromias, rugas e algumas cicatrizes superficiais.

·  Peeling Mecânico ou Físico - consiste em um ato mecânico (lixa ou cristais) usado para ?lixar? as células das camadas superficiais e até médias da pele.

·  Peeling Vegetal (Gommage) - consiste em um método de esfoliação que regenera as células da epiderme, utilizando, exclusivamente, ingredientes naturais.

·  Peeling Biológico ou Enzimático - consiste de enzimas e ácidos de frutas que geram descolamento da camada mais superficial da pele.

Um novo método para tratamento cosmético de rejuvenescimento e clareamento da pele é o Nanopeeling, que proporciona o uso combinado de produtos com ativos de última geração, que agem em todos os sinais indesejados na pele: manchas, rugas, desequilíbrio de oleosidade, desidratação e tonalidade da pele não uniforme. A solução para todos estes problemas em um tratamento cosmético único, personalizado e potente. Com todos os AHA?s mais potentes, em um só ativo e em nanocápsulas - Maior Eficácia e Resultados Garantidos.

Nanopeeling conta com os ativos:

·  Hibiscus sabdariffa Flower Extract - Possui ação antioxidante, devido a ter em sua composição compostos fenólicos, especialmente antocianinas; ação reguladora da perda de água transepidérmica, devido a polissacarídeos mucilaginosos que absorvem e retêm a água evitando sua perda; e estimulante da regeneração celular, devido ao alto teor de  AHA (Alfa Hidróxi Ácidos), que promove redução das rugas e manchas na pele decorrentes do envelhecimento cutâneo ou fotoenvelhecimento e auxilia no aumento da hidratação e função barreira da pele.

·  Capsicum annuum Fruit Extract - Possui ação hiperepemiante e rubefaciente, aumenta o fluxo sanguíneo, estimulando a circulação sanguínea e consequentemente promovendo maior oxigenação e nutrição no local de aplicação. Promove renovação celular intensa.

·  Lactic Acid - Componente do fator natural de hidratação da pele (NMF). Tem propriedades emolientes e age inibindo a atividade da tirosinase, diminuindo a formação de melanina. Estimula a renovação celular de forma bastante eficaz.  É um dos AHA?s (Alfa Hidroxi Ácidos) mais utilizados no mundo todo. Em altas concentrações promove esfoliação e renovação celular.

·  Salicylic Acid - BHA (Beta Hidroxi Ácido) com potente propriedade queratolítica, indicado para limpeza profunda da pele e equilíbrio da oleosidade. É utilizado no tratamento de pele hiperqueratótica e condições de descamação da pele. Apresenta um bom poder esfoliativo e também uma ação hidratante, cuja característica principal é a capacidade de penetração nos poros ajudando na remoção da camada queratinizada com uma ação irritante menor.

·  Dictyopteris Membranacea - Alga marrom pertencente à família Dictyoptales que atua sobre os genes que controlam os principais mecanismos envolvidos na pigmentação da pele. Atua sobre os mecanismos responsáveis pela ativação de síntese de melanina, o número, tamanho e maturação de melanossomas, inibindo a melanogênese, e controla a transferência de melanina através da migração de melanossomas nos melanócitos. Ao diminuir a síntese de melanina intracelular, através de sua exportação para os queratinócitos, reduz significativamente a área de superfície de manchas e ilumina a pele. É um dos ativos mais completos do mundo para eficácia clareadora da pele.

·  Mandelic Acid - Utilizado no tratamento de hiperpigmentações, pois atua na inibição da síntese de melanina e na melanina já depositada na epiderme, promovendo uma eficaz remoção dos pigmentos hipercrômicos. Atua ainda na diminuição das linhas de expressão e rugas finas, melhorando a textura da pele.

·  Glycolic Acid - Tem absorção em diferentes camadas da pele e age como um solvente para a matriz interconeócita reduzindo a queratinização excessiva, sendo utilizado na renovação da epiderme e redução das linhas faciais. Aumenta a hidratação e elasticidade da pele, devido a estimular a produção de colágeno, elastina e mucopolissacarídeos nas camadas profundas da pele. Muito utilizado em produtos para o tratamento esfoliativo da pele, é também um agente clareador da pele.

·  Punica granatum seed oil (and) Resveratrol - Partículas contendo os ativos Trans-Resveratrol e Óleo de Romã nanoencapsulados. O Trans-Resveratrol possui um elevado potencial antioxidante, o que inibe a ação dos radicais livres e previne o envelhecimento cutâneo, além de agir na proteção contra a radiação ultravioleta e prevenir o desenvolvimento de câncer de pele. O Óleo de Romã possui propriedades regeneradoras e hidratantes que auxiliam na cicatrização da pele, estimulando a síntese de colágeno e a proliferação de fibroblastos na derme, além de melhorar a elasticidade, dando força e brilho à pele, além de atuar na prevenção do fotoenvelhecimento da pele.

·  Retinyl Palmitate - Palmitato de retinol em nanocápsulas. Excelente antioxidante, combate os radicais livres, principal responsável pelo envelhecimento cutâneo. Potente rejuvenescedor da pele. Tem ação na manutenção do tecido epitelial, estimula a produção de colágeno e elastina da pele. Atua contra a hiperqueratinização e a formação de comedões, auxiliando também na redução da acne.

·  Lycium Barbarum Fruit Extract - Considerado o alimento com maior poder antievelhecimento do mundo. Nos cosméticos, tem atividade dermoestimulante, pois pode ser aplicado para energizar a pele e suas células. As células que têm a energia necessária realizam as suas funções com mais facilidade, e consequentemente, a pele fica melhor e mais saudável. Apresenta também atividade antioxidante e antienvelhecimento devido a capacidade de captar radicais superóxido in vitro e também a sua capacidade para inibir a peroxidação de lípidos. Potente antioxidante que, conforme estudos mostrou aumentar o nível de hidroxiprolina dérmica, indicando, assim, que o nível de síntese de colágeno é aumentada.

·  Biosaccharide Gum-1 - Proporciona um aumento e manutenção da hidratação da pele; Colabora na diminuição da irritação da pele causada por outros ativos utilizados nos tratamentos dermatológicos; Auxilia na estimulação da síntese de colágeno pelos fibroblastos proporcionando uma maior firmeza na pele.

·  Avena Sativa Kernel Extract - Agente tensor derivado de frações especiais dos polissacarídeos da aveia. Por ser de alto peso molecular, possui um poderoso efeito lifting. Possui configuração tridimensional e favorece um grande número de interações entre sua cadeia de açúcar e os lipídeos intercelulares do estrato córneo, adsorvendo-os para a superfície da pele e formando sobre esta um filme biológico viscoelástico, coesivo e contínuo. Proporciona um efeito tensor imediatamente perceptível (30 minutos após a aplicação). Possui ainda efeito anti-rugas com o uso diário e aumenta a resistência da maquiagem na pele.

·  Hyaluronic Acid - Principal glicosaminoglicanas da derme, proporciona um efeito positivo de visco-elasticidade que se deve a sua cadeia polianiônica e ao seu alto peso molecular; Controla o nível de hidratação na derme e o tônus dos tecidos da pele; Colabora na manutenção do colágeno e proteção dos tecidos subcutâneos pela limitação da difusão de certas substâncias como toxinas e bactérias; Quando aplicado na pele, forma um filme hidroprotetor, que protege e hidrata. Além das propriedades lubrificantes que proporcionam uma aparência sedosa e suave a pele. Promove hidratação imediata e prolongada.

Avaliação de Eficácia de Nanopeeling

O estudo foi realizado com participantes com idade média de 48 (± 6) anos, com envelhecimento: 91,7% extrinseco e 8,3% intrínseco, grau de rugas (Horibe): 58,3% grau III e 41,7% grau IV, Fototipo (Fitzpatrick): 50% fototipo III e 50% fototipo IV.

As participantes da pesquisa foram instruídas a suspender o uso de quaisquer produtos de uso tópico no rosto 48 horas antes do início do estudo. Receberam também instruções sobre os horários de realização dos ensaios e foram esclarecidas a não utilizar quaisquer outros produtos faciais durante o período do estudo, além do fornecido.

 O estudo foi baseado na hipótese de que o tratamento estético e domiciliar com os produtos investigacionais pudesse conferir redução das rugas e linhas de expressão da região periorbital e redução de hipercromias faciais.

Durante o período do estudo foram realizadas 10 sessões de tratamento estético por uma esteticista habilitada. O tratamento estético profissional foi composto pelos produtos investigacionais: Sabonete de limpeza, Esfoliante Físico-Biológico, Clareadora Peeling Rejuvenescedor, Peeling Seborregulador, Máscara Clareadora, Peeling Clareador e Fluido Ionizável Clareador.

A aplicação dos produtos foi realizada conforme o modo de uso abaixo.

1. Higienização: Espalhar pequena quantidade do Sabonete de Limpeza e massagear com movimentos circulares, remover com algodão umedecido em água e a seguir repetir o processo.

2. Esfoliação: Espalhe sobre toda a região a ser trabalhada o Esfoliante Físico-Biológico e esfolie com movimentos suaves. Remova os resíduos com algodão ou esponja de gaze umedecidos em água, a seguir seque com um lenço de papel.

3. Degrease/Desengorduramento/Decapagem: Espalhe sobre toda a face com os dedos calçados de luva, uma camada homogenia do Peeling Seborregulador e deixe agir por 10 minutos, retire com algodão umedecido em água e seque com um lenço de papel.

4. Preparação/Revitalização: Espalhe sobre toda a face com os dedos calçados de luva, uma camada homogenia do Peeling Rejuvenescedor e deixe agir por 5 minutos, não retire.

5. Ionização/Ação Despigmentante: Ionizar o Fluido ionizável clareador apenas nas Hipercromias durante 5 minutos. Também pode ser aplicado com pinçamentos. Não retirar.

6. Oclusão: Ocluir com a Máscara Clareadora sobre toda a face e deixar agir por 10-15 minutos. Remover com esponjas de gaze umedecidas com água e secar com lenço de papel.

7. Fluido Nano/Finalização/ Ação Despigmentante: Espalhe uma camada homogênea do Peeling Clareador com os dedos calçados de luva, sobre toda a face e tamborilar até secar, não remover.

8. Fotoproteção: Aplicar o Intensive Complex Vita C FPS 30 sobre o rosto todo e espalhar até completa absorção.

Concomitantemente ao tratamento estético profissional, as participantes da pesquisa foram orientadas a utilizar em casa os produtos investigacionais do tratamento home care: Despigmentante, Sérum Área dos Olhos Pele Jovem (participantes com até 40 anos) ou Sérum Área dos Olhos Pele Madura (participantes acima de 40 anos) e Intensiv Complex Vita C, por um período de 30 dias consecutivos.

A análise sensorial por eficácia clínica foi realizada pelo pesquisador no início do estudo e após 10 sessões de tratamento estético com os produtos investigacionais.

A análise sensorial por eficácia percebida foi realizada pelas participantes da pesquisa após 2, 4 e 10 sessões de tratamento estético com os produtos investigacionais. Durante o período de uso domiciliar dos produtos investigacionais as participantes foram orientadas a preencher um Diário de Uso, no qual deveriam ser registrados os dias de aplicação e quaisquer outras informações e comentários sobre o período de uso do produto em estudo.

De acordo com o protocolo de estudo e procedimentos utilizados para a avaliação da redução de rugas e linhas de expressão na região periorbital e redução de hipercromias da pele facial, após 10 sessões de tratamento estético profissional com os produtos investigacionais por um período de 30 dias consecutivos, foi possível constatar que:

Análise sensorial por eficácia clínica: Houve uma melhora significativa na aparência das rugas e linhas de expressão de até 15,9%, sendo o resultado positivo para 83,3% das participantes da pesquisa tratadas.

Análise sensorial por eficácia percebida:

·  Em relação à redução das hipercromias (manchas):

75% das participantes perceberam redução das hipercromias após 7 dias de tratamento (2 sessões).

100% das participantes perceberam redução das hipercromias após 15 dias de tratamento (4 sessões).

100% das participantes perceberam redução das hipercromias após 30 dias de tratamento (10 sessões).

·  Em relação à redução de rugas:

33% das participantes perceberam redução das rugas após 7 dias de tratamento (2 sessões).

67% das participantes perceberam redução das rugas após 15 dias de tratamento (4 sessões).

75% das participantes perceberam redução de rugas após 30 dias de tratamento (10 sessões).

·  Ao final do tratamento foi possível observar que:

100% das participantes perceberam clareamento das hipercromias (manchas).

100% das participantes perceberam melhora na tonalidade da pele, deixando-a mais uniforme.

100% das participantes perceberam melhora na textura da pele, deixando-a mais lisa.

100% das participantes perceberam melhora na hidratação da pele, deixando-a mais macia e hidratada.

100% das participantes perceberam melhora no viço da pele, deixando-a mais luminosa.

100% das participantes perceberam revitalização da pele, deixando-a com aspecto mais saudável.

100% das participantes de pesquisa perceberam melhora na aparência geral da pele.

92% das participantes perceberam melhora na firmeza da pele.

92% das participantes perceberam reduão da flacidez da pele.

92% das participantes perceberam melhora no rejuvenescimento da pele, deixando- a com aspecto mais jovem.

92% das participantes perceberam redução da quantidade das hipercromias (manchas).

83% das participantes perceberam redução do tamanho das hipercromias (manchas).

75% das participantes perceberam redução das rugas e linhas de expressão ao redor dos olhos.

75% das participantes perceberam que os produtos promoveram efeito lifting na região dos olhos.


Referências:

Laboratório Kosmoscience.

PEREIRA, J. M.; KOERICH, M. H. L.; SABATINI, M. T.; SILVA, R. C.: A utilização de microcorrentes no envelhecimento cutâneo. Fisiobrasil. São Paulo. n° 87. P. 22-24. Fevereiro de 2008.

HORIBE, E.K., Estética Clínica & Cirúrgica, 10 ed., Rio de Janeiro: Editora Revinter, 2000.

GLOGAU, RG. Aesthetic and anatomic analysis of the aging skin. Sem. Cutan. Med. Surg.. 1996;15(3):134-40.

HARRIS, M.I.C. Pele ? Estrutura, Propriedades e Envelhecimento. 3ª ed. São Paulo: Senac, 2009.


Voltar ➤