ARTIGOS

QUERATINA

BENEFÍCIOS DA QUERATINA NO CABELO

A queratina é uma proteína fibrosa insolúvel, formada por uma sequência de 18 aminoácidos (dos quais a cisteína é a mais predominante) interligados por pontes de hidrogênio, salina e dissulfeto. Ela constitui diversas partes do corpo humano, entre elas, as unhas e os cabelos. 

processo de queratinização, onde perdem seu núcleo e seu líquido intercelular, fazendo com que se tornem rígidas e compactas, com estrutura organizada. Representa cerca de 90% do fio, sendo responsável pela integridade dos cabelos.

Existem dois tipos de queratinas: as alfa-queratinas, com estruturas em hélices-alfa, presentes no cabelo e as beta-queratinas, com estrutura em folhas-beta e mais resistentes, presentes nas unhas. As queratinas do cabelo, mais elásticas e flexíveis, possuem menos pontes de dissulfureto que as queratinas das unhas. As alfa-queratinas consistem em fibras proteicas enroladas em hélice (com padrões regulares de pontes de hidrogénio intramoleculares). 

O excesso de química e a agressão diária aos fios, seja pela exposição solar, chapinha, secador ou poluição, causam diminuição da quantidade de queratina nos fios, fazendo com que as cutículas se abram, o que provoca perda de água, nutrientes e queratina deixando os cabelos quebradiços, sem brilho e sem elasticidade.

Tratamentos de reposição de queratina, como a Selagem, Cauterização e Reconstrução Capilar, são consagrados para recuperar os fios, pois tratam o fio de dentro para fora, repondo os nutrientes da fibra do fio e a massa perdida, deixando-o saudável.

Estes tratamentos, embora tragam muitos benefícios, recuperando os fios danificados, devem ser realizado por um profissional, pois se utilizada em excesso, a queratina pode provocar enrijecimento dos fios, o que pode causar ressecamento, opacidade, quebra e perda nos movimentos naturais dos cabelos.


Literatura sobre Queratina Hidrolisada:

http://www.belezaextraordinaria.com.br/noticia/descubra-o-que-e-queratina-e-quais-os-beneficios-para-seus-cabelos_a13/1

http://www.dicasdemulher.com.br/queratina-para-cabelo/

http://belezaesaude.com/queratina/

http://www.contemquimica.com.br/2015/04/bioquimica-do-cabelo.html

http://www.fciencias.com/2014/07/31/queratina-molecula-da-semana/

Artigo da equipe do ISIC com a colaboração da Farmacêutica Patrícia Andrei Saslavsky

Voltar ➤