ARTIGOS

CELULITE E FLACIDEZ

CELULITE E FLACIDEZ: COMO MODELAR O CORPO PARA O VERÃO

O corpo humano é constituído de quatro tipos de tecidos, o tecido epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso. O tecido conjuntivo possui subgrupos de tecidos, um deles é o tecido adiposo, que é constituído por adipócitos, células responsáveis pelo armazenamento de gordura no corpo humano. Os adipócitos são provenientes de uma célula mesenquimatosa pluripotente, estas células podem ser diferenciadas em adipócitos (tecido gorduroso), condrócitos (tecido conectivo), osteoblastos (tecido ósseo) ou miócitos (tecido muscular).

Para que ocorra a diferenciação dos adipócitos é necessária a expressão dos marcadores de diferenciação adipocitária. A diferenciação ocorre da seguinte forma:

Célula Mesenquimatosa -> Pré-adipócito -> Adipócito-jovem -> Adipócito Maduro

A gordura armazenada no adipócito encontra-se na forma de triglicerídeos. Cada célula adiposa armazena determinada quantidade de gordura, podendo armazenar gordura até dez vezes o seu tamanho. Quando é ultrapassado o limite de armazenamento de uma célula adiposa, um novo adipócito maduro é formado.

Os adipócitos maduros secretam quantidades excessivas de Metaloproteinases da Matriz (MMPs), capazes de degradar colágeno.

Nos adipócitos há presença de receptores ALFA- ADRENÉRGICO E BETA-ADRENÉRGICO, onde a adrenalina se ligará e auxiliará na síntese dos triacilgliceróis.

A Hidrolipodistrofia Ginóide ou Celulite como é popularmente conhecida é uma desordem metabólica e circulatória que envolve desde o tecido adiposo até a derme. Ela está relacionada com diversos fatores: Endócrinos (puberdade, pós-parto, menopausa), Neuro-Vegetativos (estresse, emoção, ansiedade), Hereditários, Vasculares, Toxicológicos (alcoolismo, tabagismo etc), Sócio-Econômicos (alimentação, sedentarismo) e Traumáticos (fraturas, contusões, microtraumatismos).

A formação da celulite ocorre da seguinte forma: O estrogênio, hormônio sexual feminino, provoca a retenção de líquido entre os adipócitos. Este acúmulo de líquido impede a oxigenação dos adipócitos, assim como a eliminação das toxinas, alterando o metabolismo do adipócito. Com isso, eles ficam inchados e vão se agrupando, formando nódulos. Esses nódulos irão se prender as fibras, que se enrijecem e repuxam a pele em vários pontos, formando depressões, que caracterizam os ?furinhos? típicos da celulite, conforme podemos observar nas imagens abaixo.


A celulite é mais frequente nas mulheres devido à disposição de algumas fibras, conhecidas como trabéculas, que são as fibras que separam porções de células gordurosas. Nas mulheres estas fibras são mais finas e fazem com que o tecido adiposo se expanda em direção a pele, enquanto que nos homens estas fibras são mais grossas e resistentes e se expandem em direção aos músculos. As regiões do corpo geralmente afetadas são os culotes, coxas, quadril e nádegas, mas em alguns casos também pode afetar braços e abdômen.

Com o passar dos anos, as fibras colágenas e elásticas têm sua produção diminuída e começa a ocorrer um processo de desestruturação. Vários fatores contribuem para acelerar esta ação: fumo, sedentarismo, gestação, alterações hormonais, obesidade, rápida perda de peso e herança genética, dentre outros.

O resultado deste quadro é o comprometimento da firmeza da pele, condição desagradável e indesejada dentro dos padrões atuais de beleza. Como consequência, a derme torna-se mais susceptível à força da gravidade, ao aparecimento de rugas e à redução da firmeza e elasticidade.

A flacidez pode ser dividida em 2 tipos: a muscular, que é profunda, e a dérmica que é superficial. Podem ocorrer isoladamente ou associadas. A muscular acontece quando o músculo, por falta de exercício e pelo envelhecimento perde tonicidade. A dérmica  geralmente aparece a partir dos 20 ou 25 anos e é resultado da diminuição da produção das fibras colágenas e elásticas e do afrouxamento das mesmas.

As MMPs formam o maior grupo de enzimas proteolíticas que degradam proteínas da matriz celular, além do colágeno (que representa 70% do total de proteínas da matriz) degradam também a fibronectina. Com o avanço da idade, ocorre aumento do nível de MMPs e, portanto, maior formação de rugas e perda de elasticidade e firmeza da pele.

Outro fator associado à flacidez é a exposição exagerada ao sol. A radiação ultravioleta prejudica a produção de fibroblastos, acelerando a flacidez e o envelhecimento. Portanto, a proteção solar não deve ser utilizada apenas como prevenção ao câncer.

Alguns ativos merecem destaque e podem ser utilizados no tratamento cosmético da celulite e flacidez:

·  Extrato de Centella Asiática (Centella asiatica Extract)

Possui propriedades antiedematosas e bioativantes. Ativa o metabolismo geral do organismo. Apresenta ação vaso protetora, auxiliando no tratamento da celulite e no combate de gordura localizada em nível de abdome, quadris, coxas, joelhos e tornozelos. Restabelece a trama de colágeno e elastina tornando a pele mais flexível.

·  Cafeisilane C (Siloxanetriol Alginate (and) Butylene Glycol (and) Water)

Associação de Cafeína com Silício Orgânico. Atua diretamente sobre a lipólise através do estímulo do AMPc. Possui cafeína biovetorizada, que favorece a drenagem dos tecidos.

·  DMAE Bitartarato (Dimethyl MEA)

Apresentado na forma de sal - BITARTARATO ou GLICOLATO. São biocompatíveis com a pele humana e possuem odor mais suave. É análogo sintético da colina, que por sua vez é um precursor de acetilcolina. Aumenta a síntese de acetilcolina no sistema nervoso central e na derme. Com o envelhecimento, o nível de Acetilcolina começa a diminuir, o DMAE age elevando os níveis de Acetilcolina - hipertonicidade muscular.

·  Açúcares Raros ? Fucogel (Biosaccharide gum-1)

Polissacarídeos que promovem sensorial agradável devido ao alto Peso Molecular (estrutura macromolecular). Promovem aumento e manutenção da hidratação da pele devido à formação de filme. Promove ainda estimulação de fibroblastos e aumento da síntese de colágeno, conferindo FIRMEZA à pele. São capazes de inibir a ação das MMPs e reduzir, portanto, a degradação do colágeno. Aumento da síntese de glicosaminoglicanas (GAGs) - aumento da espessura e aumento da resistência à pressão e elasticidade da pele. As GAGs estão envolvidas na regulação de disposição e tamanho das fibras de colágeno.

·  Óleo de Oliva (Olea europaea Fruit Oil)

Contém os mesmos ácidos graxos presentes na pele, principalmente: oléico, linoléico e linolênico. Pela semelhança estrutural entre o ativo e a pele, este consegue penetrar na pele - BIOMIMÉTICO DA PELE. Os Cristais Líquidos provenientes do ativo se integram fisiologicamente nas camadas superficiais do estrato córneo, interligam-se aos lipídeos já existentes na matriz lipídica aumentando a firmeza e elasticidade da pele.

·  Bioex Antilipêmico (Arnica montana Flower Extract  (and) Aesculus hippocastanum Seed Extract (and) Centella asiatica Extract (and) Equisetum arvense Extract (and) Fucus vesiculosus Extract (and) Hedera helix Leaf Extract (and) Ilex paraguariensis Leaf Extract)

Composto formado por Arnica, Algas Fucus, Hera, Erva-Mate, Castanha da Índia, Centella Asiática e Cavalinha. É um estimulador metabólico, ativador da microcirculação, descongestionante, vasoconstritor, adelgaçante e antilipêmico.

Alguns hábitos simples que podem ser adotados na prevenção da Celulite e Flacidez são:

1)Ingerir bastante água: a pele desidratada perde o brilho e a elasticidade. É indicada a ingestão de ao menos 2 litros de água por dia.

2) Proteger-se do sol: o excesso de raios UVA e UVB estimula a produção de radicais livres e prejudica a renovação das fibras responsáveis pela sustentação da pele.

3)Manter boa postura: ao manter as costas retas e os ombros abertos e para trás, por exemplo, evita-se a formação de dobrinhas próximas das axilas e nos flancos.

4) Atividade Física: É essencial para tonificar os músculos.

5)Dormir bem: é durante o sono que nosso organismo produz o GH - hormônio do crescimento responsável também pela renovação celular.


Artigo da equipe do ISIC com a colaboração da Farmacêutica Patrícia Andrei Saslavsky

Voltar ➤