ARTIGOS

COSMETOLOGIA ESTÉTICA

COSMETOLOGIA ESTÉTICA EM 5 DIMENSÕES (CE5D) NAS UNIVERSIDADES

Estética e Cosmética: desde a pesquisa até a aplicabilidade, no ensino, na indústria e no mercado; pesquisa pura e aplicada.

A "antessala" da cabine de estética ou do cabelo é muito mais ampla e profunda do que se imagina, ou do que se tenha conhecimento. A indústria da cosmetologia, propriamente dita, chega para complementar o trabalho do profissional da beleza, onde pelas suas mãos, a formulação dos produtos exerce uma função pouco conhecida e menos explorada.

A cosmetologia estética, como ciência que estuda a pesquisa e desenvolvimento de um produto, ativos e composição química, a formulação, possíveis reações indesejáveis, processo de elaboração, baseado no órgão alvo para os quais foram concebidos, cada vez mais, tem expressiva importância no universo dos químicos, farmacêuticos, engenheiros, enfim, dos formuladores que operam nesta "antessala".

Eles são os responsáveis pela criação de produtos, onde o laboratório de pesquisa e desenvolvimento trabalha em conjunto com cabeleireiros, esteticistas, maquiadores, manicures, transformando o estabelecimento de beleza, naquilo que chamamos da "verdadeira antessala".

A "verdadeira antessala" é o laboratório de pesquisa e aplicabilidade, trabalhando na concepção, desenvolvimento da formulação e experimentação do produto, antes de ir para o mercado: este é o grande desafio do ensino moderno, transformando a teoria em pratica, levando a resultados concretos.

IN COSMETICS, MAIOR FEIRA DE COSMÉTICOS DO MUNDO

Recentemente, na In Cosmetics, em Barcelona na Espanha, maior feira de ingredientes cosméticos do mundo, com mais de 700 expositores, mostraram a diversidade, complexidade e profundidade, desta "antessala" e a força, seriedade e o investimento da indústria neste segmento, transformando a cosmética numa verdadeiro área da saúde.

Formuladores, pesquisadores, profissionais do setor, vem abordando a cosmetologia estética, assim como o ISIC vem trabalhando na interação da pesquisa e desenvolvimento até sua aplicabilidade, incluindo ativos e matérias primas, formulação, gestão e marketing. Todos os profissionais do segmento envolvidos na descoberta de um novo produto representando a Cosmetologia Estética em 5 Dimensões.

A In Cosmetics Brasil, feira do grupo Reed Exhibitions, em setembro próximo, fara sua 2ª edição na América Latina, no Expo Center Norte em São Paulo, para mais de 200 expositores, onde a maior parte vem do exterior.

COSMOFARMA, FEIRA COSMÉTICA DA DERMO BELEZA PARA O MERCADO FARMACÊUTICO

A Cosmofarma, foi realizada em Bolonha na Itália, feira do mercado farmacêutico em todas suas vertentes, divulgando desde produtos de beleza ate mobiliário de farmácia, ressaltando a importância do vínculo entre farmacêutico e o mundo da cosmética, onde a estética esteve contemplada.

Um dos diferenciais desta feira, foram os nutracêuticos como complementos de beleza no mundo profissional. Mais uma vez a interatividade entre a pesquisa, aplicabilidade, indústria e mercado; além de uma vasta área destinada ao setor alimentício e seus complementos junto aos protocolos de beleza.

Outros eventos importantes, tais como a Green Foods, a Vita Cutis e a Nuce, ocorreram em paralelo com a Cosmofarma, trazendo ao mercado novas tendências no segmento de ativos para cosméticos, chegando ao mundo da farmácia, e por ela, de forma simples, ao mercado. Estes são os ingredientes essenciais para levar os benefícios desse universo ao consumidor final.

O mundo da estética e do cabelo estão aí, com novas ferramentas para o profissional do segmento da beleza, das ciências cosmetologicas e do mercado, através da parceria ISIC, Vita Derm e as Faculdades Oswaldo Cruz, trazendo um novo conceito de "antessala" de forma cientifica, porém prática; um grande desafio para as necessidades do mercado atual.

O ISIC com o apoio da Vita Derm, sempre ao lado do profissional da beleza. 


Voltar ➤