ARTIGOS

ANTIOXIDANTES NATURAIS

NOVA GERAÇÃO DE ANTIOXIDANTES NATURAIS

Durante os processos metabólicos naturais do organismo, como o respiratório e de conversão dos nutrientes dos alimentos absorvidos em energia, com o auxílio do oxigênio, as células do nosso organismo produzem radicais livres. Os radicais livres são átomos ou moléculas com elétrons não pareados, ou seja, com um elétron faltando em sua estrutura química. Por esse motivo, os radicais livres atacam outras moléculas para "roubar" elétrons e assim se tornarem estáveis. Essas moléculas atacadas se tornam radicais livres e irão tentar o mesmo com outras moléculas, estabelecendo assim uma reação em cadeia que pode causar vários danos ao organismo, assim como para a pele, em que causa descoloração, ressecamento, perda de elasticidade e formação acelerada de rugas.

Os radicais livres também podem ser produzidos por fatores externos, como a fumaça de cigarro, álcool, poluentes ambientais, radiação, luz ultravioleta, drogas pesticidas, alguns solventes industriais, entre outras.

Os antioxidantes ajudam a combater os radicais livres que atacam as células do corpo, protegendo-as dos danos causados pela oxidação, pois impedem a formação dos radicais livres reduzindo seu impacto sobre a pele, e atuam para impedir a destruição do colágeno e elastina. Atualmente, vários cosméticos possuem antioxidantes em suas fórmulas, que ajudam a retardar o envelhecimento cutâneo e preservar a integridade e tônus da pele. Entre os mais comuns estão as vitaminas C e E; o retinol (derivados da vitamina A), o licopeno,  presente no tomate e na goiaba; o picnogenol, que vem dos pinheiros e o resveratrol, presente em grande quantidade no vinho tinto, no mirtilo e no goji berry.

Mas além destes ativos inovadores, encontramos outros bastante consagrados presente nos produtos, com alta performance, conforme abaixo.

Camellia sinensis Leaf Extract - Tem grandes quantidades de zinco e ácido alfa hidroxila. Esses ingredientes também ajudam a retardar o envelhecimento da pele, além da propriedade antioxidante. O chá vermelho também pode ser aplicado topicamente para tratar condições tais como eczema, pele seca, coceira e qualquer outro tipo de irritação da pele.

Lycium barbarum Fruit Extract - Tem atividade dermoestimulante, pois pode ser aplicado para energizar a pele e suas células, realizando as funções com mais facilidade, e consequentemente, deixando a pele melhor e mais saudável. Apresenta também atividade antioxidante e antienvelhecimento devido à capacidade de captar radicais superóxido in vitro e também a sua capacidade para inibir a peroxidação de lípidos.

Arctostaphylos uva ursi Leaf Extract - Possui ação clareadora da pele, antisséptica, antioxidante e anti-inflamatória.


Voltar ➤