ARTIGOS

PROTEÇÃO SOLAR

PROTEÇÃO SOLAR COM SEGURANÇA

Parte da radiação solar existente atinge o planeta e é filtrada pela atmosfera. As três faixas de radiações que atinge a superfície terrestre se dividem em radiação ultravioleta; luz visível e radiação infravermelha, de acordo os comprimentos de onda, conforme a figura a seguir.

Figura 1 - Faixas de Radiação Solar.


Destas apenas a radiação UVC não chega a atingir nossa pele, pois é filtrada pela camada de ozônio, conforme a figura a seguir.

Figura 2 - Penetração da Radiação Visível.


A radiação UVA é a responsável pela pigmentação direta (bronzeamento), fotoenvelhecimento, fotocarcinogênese (Câncer de pele), pigmentação Imediata, tem pouco poder eritematógeno (vermelhidão) e causa imunossupressão (diminuição da resposta imunológica). A radiação UVB tem um grau de penetração médio, atingindo principalmente a epiderme. Promove eritema, fotoenvelhecimento, fotocarcinogênese, pigmentação tardia e Imunossupressão.

Fator de Proteção Solar ? FPS

O FPS é a relação entre a dose eritemática mínima (tempo necessário para o aparecimento do eritema) de uma pele protegida com filtro solar dividida pela dose eritemática mínima de uma pele desprotegida, conforme a equação abaixo.

 FPS = Dose eritemática da pele protegida com protetor solar

  Dose eritemática mínima da pele desprotegida

Indica quanto tempo um indivíduo pode permanecer ao sol sem se queimar, e refere-se somente aos raios UVB.

Filtros Solares

Os filtros solares são produtos cosméticos formulados com o objetivo de filtrar e/ou bloquear as radiações solares nocivas à pele, conservando sua eudermia. O uso do filtro solar evita o Fotoenvelhecimento e o Câncer de pele, evita as manchas e controla o eritema.

Os filtros solares podem ter em sua composição filtros solares físicos ou químicos. Os filtros solares físicos dispersam ou refletem a radiação UV, impedindo sua ação danosa. Exemplos de filtros físicos são os dióxidos de titânio e de zinco. Os filtros solares químicos absorvem e neutralizam as radiações, são eficazes, mas não são indicados para crianças menores de seis meses de idade. Exemplos de filtro químico são o Diethylamino Hydroxybenzoyl Hexylbenzoate (Uvinul A Plus), Ethylhexyl Methoxycinnamate (Uvinul MC80)e Butyl methoxydibenzoylmethane (Avobenzona).

Comparado com outros filtros solares, como a Oxibenzona (BMDBM), o Uvinul A Plus é o filtro com maior fotoestabilidade, mantendo seu nível de proteção ao longo da exposição ao sol, conforme podemos observar no Gráfico abaixo, em que ambos estão combinados com 6% de Uvinul MC80 (OMC).


Gráfico I - Espectro de Absorção em 0, 60 e 120 minutos após a radiação.


Estudos realizados compararam o desempenho de proteção UVA após 120 minutos de radiação do Uvinul A Plus e da Oxibenzona, associada a outros filtros e sozinho.


Gráfico II - Desempenho de Proteção UVA após 120 minutos de radiação. Onde OCR é Octocrileno.


Portanto, percebemos que o fotoprotetor, além de efetivo, deve ser estável, para garantir uma proteção segura.


Voltar ➤