ARTIGOS

DESPIGMENTANTE

As manchas de pele surgem principalmente no verão, pois é o período que as pessoas ficam mais expostos aos raios ultravioleta. Podem surgir no rosto, no colo ou em qualquer outra parte do corpo e nas mais variadas formas e colorações: manchas marrons arredondadas, acastanhadas e difusas, brancas, em flocos. A boa notícia é que existem tratamentos eficazes para acabar, ou pelo menos amenizar, as tão indesejáveis e famosas manchas.

Muitas vezes, quando pensamos em um tratamento cosmético para despigmentação, desejamos uma associação de benefícios para alcançar no mesmo protocolo a maior eficácia em menor tempo.

A cor da pele é determinada pela interação de diferentes pigmentos. A coloração marrom resulta dos pigmentos eumelanina e feomelanina que são produzidos nos melanócitos.

A enzima tirosinase, ativada pela luz UV, estimula por sua vez o processo de melanogênese. A pigmentação desordenada da pele é uma preocupação global e requer muitas vezes tratamentos combinados e específicos, utilizando uma combinação sinérgica e específica de ativos.

Tipos de Manchas:

Manchas castanhas arredondadas: normalmente espalham-se nas "maçãs" do rosto, na testa e no nariz. Apesar de conhecidas popularmente como "máscaras da gravidez", podem aparecer nas mulheres em processo de reposição hormonal ou tomam anticoncepcional: a ação do estrógeno sensibiliza a pele ao redor dos olhos.

Manchas marrons pequenas e difusas: são as famosas "sardas". O fator preponderante é genético, mas o que desencadeia o processo é o acúmulo de banhos de sol. Aparecem principalmente no rosto, ombros, braços e colo de quem tem pele clara, na maioria dos casos.

Manchas acastanhadas (ou senis): são maiores e mais arredondas que as "sardas". Apesar de chamadas de manchas "senis", não são exclusividade das pessoas idosas. Os jovens também podem ter esse tipo de manchas. Resultado do acúmulo de danos causados pelos raios ultravioleta, aparecem nas áreas do corpo mais expostas no dia-a-dia (rosto, braços, colo e mãos).

Manchas brancas, pequenas e arredondadas: são chamadas leocodermias solares ou simplesmente "sardas brancas". Surgem principalmente nos braços e pernas pelo efeito cumulativo do sol que provoca perda de melanina.

Manchas brancas e que descamam: a pitiríase alba, com limites mal definidos, pode ser erroneamente confundida com verminose e micose. Esse tipo de mancha surge pela ação cumulativa do sol associada ao ressecamento excessivo da pele, impedindo que a melanina se fixe no local. Podem descamar e coçar.

Manchas brancas redondas ou ovaladas: ao contrário da alba, a pitiríase versicolor tem limites bem definidos. São manchas causadas pelo fungo Pityrosporum ovale (típico dos países tropicais) e surgem exclusivamente no couro cabeludo, costas e ombros. Descamam e podem coçar.

Combinação de ativos potentes para tratamento de manchas em cabine:

Alpha-Arbutin: bloqueia a síntese epidermal de melanina por inibir a oxidação enzimática da tirosina " DOPA " minimiza as manchas já existentes.
Complexo de Alfa e Beta Hidroxiácidos: promove maior renovação celular, intensificando a eliminação da melanina.
Complexo de ácido ascórbico e ácido kójico: aumenta a renovação celular e inibe a ação da tirosinase.

Consultoria: Dra. Patrícia Andrei Saslavsky


Voltar ➤