ARTIGOS

A PELE E O SOL

A PELE E O SOL

Você sabia que a pele é o maior órgão do organismo e o responsável pela sua proteção e, por isso, requer muitos cuidados. Vivemos em um país em grande parte localizado entre o Trópico de Capricórnio e o Equador e, por isso, recebe com maior intensidade os raios solares por estar mais próxima ao sol. Os raios ultravioleta (UV) incidem em um ângulo mais perpendicular, tornando o Brasil o país com maior área intertropical e um dos mais ensolarados do planeta.

A luz e o calor fornecidos pelo sol são importantes para o equilíbrio fisiológico e bem-estar psicológico do ser humano. Estimula a síntese de vitamina D (Calciferol), essencial para o desenvolvimento dos ossos e dentes.

Mas além de muito benéfico, o sol também requer atenção: devido a maior incidência solar ele é um dos principais responsáveis pelo aumento do número de pessoas com câncer de pele no país. O problema da radiação ultravioleta está nos altos índices de exposição, que estamos sujeitos no dia a dia.

Malefícios da Radiação UV:

¬  Diminui funções de barreira da epiderme

¬  Aumento de metaloproteinases que leva à degradação de colágeno - perda da firmeza da pele

¬  Fotoimunossupressão (recorrência de Herpes simples)

¬  Danifica o DNA da célula

¬  Aumento da produção de Melanina

¬  Aumento da perda de água trasepidermal (TEWL) e consequente desidratação da pele

¬  Fotoenvelhecimento

¬  A radiação UVA (Aging) é responsável pelo envelhecimento da pele

¬  A radiação UVB (Burning) é responsável pela queimadura

Devido a todos os danos citados, é muito importante o uso de um protetor solar UVA/UVB diariamente, mesmo em ambiente urbano, com filtros fotoestáveis e de uso seguro.

Utilização de Protetor Solar:

-  Reduz a incidência de câncer de pele;

-  Retarda o envelhecimento;

-  Evita formação de manchas;

-  Controla o eritema;

-  Protege o DNA das células - proteção biológica;

-  Proteção UVA e UVB.


DICAS

* Durante a exposição solar não é aconselhável a utilização de produtos como perfumes ou outros produtos não específicos, como receitas para descoloração dos pelos. Em geral, essas receitas podem promover queimaduras e aumentar os casos de alergia, além de não proteger contra os efeitos das radiações solares;

* Verificar qual é o fator de proteção mais adequado para o seu tipo de pele. Devem ser utilizados os produtos com FPS mais elevados e principalmente, APLICAR A QUANTIDADE ADEQUADA;

* O mormaço também ocasiona queimaduras. A brisa, por oferecer uma sensação refrescante, pode levar a pessoa a esquecer os efeitos nocivos do sol;

* A eficiência de um protetor solar está relacionada diretamente a sua utilização correta, ou seja, o usuário deve estar atento às instruções da embalagem quanto ao tempo de reaplicação do produto, levando em consideração fatores como a transpiração e o contato direto da pele com qualquer superfície que propicie a remoção do produto. 


Ressecamento: provocado pela falta de alimentação natural, que proporciona hidratação à pele, e ainda a não utilização de hidratantes de origem cosmética ou farmacêutica.

Queimadura: provocada pela exposição exagerada ao sol ou ainda por acidentes com substâncias quentes, entre outras.

Alterações de coloração: provocada por bronzeamento ou por aparecimento de manchas brancas, ásperas e arredondadas que descamam irregularmente.

Por ser o maior órgão, a pele deve ser bem cuidada para que proteja bem o organismo contra agentes externos. A utilização de hidratantes, bem como a ingestão de alimentos benéficos à pele, auxilia na manutenção da elasticidade e maciez. Os protetores e bloqueadores solar devem ser utilizados diariamente mesmo em dias de pouco sol, já que a claridade irradiada de algumas classes de lâmpadas pode provocar o envelhecimento precoce da pele. Por isso, é importante protegê-la sempre contra os raios nocivos do sol (UVA e UVB) para prevenir o câncer de pele e queimaduras.

Se existe o desejo de bronzeamento, sugere-se o uso de protetores contra raios ultravioleta, pois assim a produção da melanina será ativada sem prejudicar tanto a pele.


Voltar ➤